Publicado por: Maria Antônia Perdigão | abril 23, 2010

Glúten- porque algumas pessoas apresentam intolerância a essa proteína???

reprodução

Presente em pães, massas, doces e em determinados tipos de biscoitos, O glúten é uma proteína encontrada nos cereais, como trigo, cevada, centeio e aveia. Para algumas pessoas, essa proteína não faz bem à saúde e pode desenvolver a doença celíaca causada quando o organismo reage negativamente à substância.

Quem tem intolerância ao glúten não pode comer alimentos feitos com esses cereais ou qualquer derivado deles, como o malte.

De acordo com especialistas a doença celíaca é uma desordem do sistema imune, ou seja, é uma doença auto-imune, que provoca danos na mucosa do intestino delgado. O individuo que apresenta intolerância ao glúten quando ingere algum alimento que contenha a proteína apresenta uma diminuição das vilosidades do intestino, acarretando assim, a dificuldade de absorção de nutrientes, principalmente gordura, cálcio, ferro e ácido fólico.

Os especialistas ainda acreditam que a doença celíaca seja desenvolvida por pessoas geneticamente suscetíveis. Nessas pessoas, por exemplo, algum tipo de infecção viral ou por bactérias pode dar início à doença. Também, indivíduos com parentes de primeiro grau (pais, irmãos, filhos) possuem risco maior de tornarem-se celíacos.
Os principais sintomas da doença são : gases;     diarréia;     vômito;    perda de peso;     fome intensa;      fraqueza;    fadiga;     ausência de menstruação;     infertilidade;    irritação;     depressão.
Em alguns casos, a má absorção de nutrientes podem causar osteoporose;    anemia;   infertilidade;     defeitos no nascimento;    deficiência no crescimento em crianças.
Entretanto, não são todas as pessoas com intolerância ao glúten que apresentam  os sintomas. De acordo com pesquisas, estima-se que 50 a 60% dos celíacos têm pouco ou nenhum sintoma. A doença pode ser descoberta após intervenção cirúrgica gastrointestinal, estresse, gravidez, infecção viral ou bacteriana.

A intolerância ao glúten é uma doença crônica e, quando confirmada, uma alimentação sem glúten deve ser seguida por toda a vida.

 Em 2004, entrou em vigor, no Brasil, a lei que obriga todos os alimentos industrializados a advertir sobre a presença ou não de glúten, através da indicação Contém Glúten ou Não contém Glúten , conforme o caso.

 É muito importante que a pessoa que apresenta a intolerância fique atenta dessa ferramenta e sempre buscar no rótulo do alimento a informação sobre a presença ou não de glúten. Se não houver nenhuma inscrição,os especialistas alertam que não consuma o alimento.

Anúncios

Responses

  1. Maria
    Muito interessante e providencial o assunto tratado nesta sua matéria, esta clara e ilustrativa, muito educativa e preventiva ok


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: